“Juntos, construímos um Parque das Rosas ainda melhor!”
Search

Ciclovia Canal Marapendi

“A Luta pela Ciclovia é longa, o presidente da Serla, Ícaro Moreno, aprovou que a prefeitura desenvolvesse a obra da ciclovia na margem do Canal de Marapendi desde o Parque das Rosas, até a ABM.  Questões políticas afastaram o secretário Ayrton Xerez e foi nomeada secretária a vereadora Rosa Fernandes, do mesmo partido do prefeito Cesar Maia. Começou tudo novamente! Reuniões e mais reuniões não só dos membros representantes das comunidades ao longo do Canal, como dos representantes com a nova secretária Rosa Fernandes. Logo percebemos que teríamos dificuldades, visto que a SMAC não recebia o repasse de recursos da prefeitura. Concluímos que o melhor seria convidar a secretária para vir ao nosso encontro e aqui mostrar o quanto era importante, para aproximadamente 60.000 contribuintes, que tivéssemos a conclusão de tão importante obra”, destacou Odilon Andrade, presidente da AMARosas na época.

 

E assim foi feito! Em um café da manhã em um dos condomínios da AMAPLUC – Associação de Moradores e Amigos Parque Lucio Costa –, com a presença da secretária, aconteceram discursos inflamados desafiando a secretária. Não demorou muito e a secretária nos convocou para dizer que o prefeito atendeu os seus e os nossos pedidos; a verba logo saiu e a obra pode, por fim, ser realizada e finalizada.

Vale registrar os nomes das lideranças que foram importantes nessa grande conquista, tais como: Odilon de Andrade (AMARosas), Jurema Mattos (AMARosas), Heloisa Beltrami (AMARosas), Manoel Bulhosa (AMAPLUC), Azaury Jr. (AMAPLUC), Fernando Mello (ABM), João Luiz Rabello (ABM), Antonio Carlos Guimarães (RIVIERA).

Desde a sua inauguração, em 2005, no governo Cesar Maia, só tivemos uma primeira e única manutenção da ciclovia do Canal de Marapendi, que foi no último governo do Eduardo Paes.

Anunciada pela prefeitura no início desse ano, está prevista uma nova revitalização que faz parte do projeto malha cicloviária da cidade. Serão quase 460 quilômetros de obras.

Com o projeto, 163 bairros serão contemplados. Segundo a prefeitura, as ciclovias estarão novinhas em folha até o próximo verão. A ideia é revitalizar a pista, o meio fio, frades, o que estiver ruim será feito segundo a secretaria de conservação.  A primeira etapa começou no início do ano no Leblon, em seguida, Copacabana, Ipanema, Leblon e, em março na Barra da Tijuca pela Ayrton Senna. Depois de 6 meses, chegou a vez da ciclovia do Canal de Marapendi.

A Secretaria de Conservação segue realizando o programa de revitalização da malha cicloviária da nossa região. Os serviços nos trechos da Avenida Abelardo Bueno, em frente ao Parque Olímpico e das Avenidas Salvador Allende e Ayrton Senna já foram concluídos. E, atualmente, as equipes estão trabalhando na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, próximo ao  Parque das Rosas.

“É uma manutenção importante para a ciclovia, que é muito utilizada. Vamos recuperar os trechos que estão o piso quebrado para garantir a segurança do pedestres e do ciclista!, destacou o subprefeito da Barra, Raphael Lima.

Para o presidente da AMArosas, Cleo Pagliosa, a revitalização é uma conquista. “A ciclovia que margeia o Canal de Marapendi, foi uma luta das associações do entorno incluindo a AMARosas. Durante anos ela vem encantando os moradores com a bela e agradável paisagem para os que lá circulam em suas caminhadas diárias. Uma das demandas das Associações do entorno é a recuperação da ciclovia. Agradecemos ao vereador Carlo Caiado e a Subprefeitura da Barra por atender mais esta demanda.

Terminadas as obras da Abelardo Bueno, o ex presidente da AMARosas, Odilon Andrade questiona: será exatamente assim que a Ciclovia do Canal de Marapendi ficará? Certamente é assim que a sociedade da área gostaria que ficasse! Ficamos na expectativa!!!”.

CADASTRE SEU EMAIL E FIQUE POR DENTRO DO PORTAL

[forminator_form id="18924"]