A AMARosas, preocupada com a manutenção do Canal no pós projeto de revitalização, que vem sendo realizado desde 2019 pela Biovert, empresa contratada pela Prefeitura, anseia, desde então, revitalizar o espaço, onde hoje se encontram velhos equipamentos de ginástica, na Prefeito Dulcídio Cardoso, na altura do Rosa do Sol, as margens do canal. Foram várias reuniões, e discussões, até que esse ano a associação recebeu uma proposta.
A Associação não só recebeu uma proposta de revitalização da área como, ainda por cima, a inauguração de uma escolinha de canoagem no local.
“Pela geografia do espaço, há algum tempo vínhamos sonhando com um projeto paisagístico para aquela região, com o intuito de possibilitar um contato maior do morador com a natureza”, destacou o presidente da AMARosas, Cleo Pagliosa.
O projeto apresentado para a associação consiste na instalação de 10 bancos ecológicos em madeira plástica; bicicletário com aço inoxidável e capacidade para 10 bicicletas; 8 novos equipamentos de ginástica, além da inauguração da escolinha de canoagem, tudo isso em parceria com a Vá a Escola de Canoagem, com o patrocínio da DECATHLON.
Há pouco mais de 15 dias, a AMARosas convocou uma reunião com os síndicos para a apresentação da ideia. Eles ouviram Claudiomar Iung, professor da Vá a Escola de Canoagem, que mostrou a ideia nos mínimos detalhes. Bem aceito pelos síndicos presentes, o projeto foi aprovado pelos síndicos, que ficaram com a missão de transmitir o escopo da ideia para os condôminos. Sem contar, que, em recente live com o subprefeito da Barra, Raphael Lima, nosso presidente, Cleo Pagliosa, explicou como seria esta parceria.
O horário das aulas seria de 7h às 9h. “As canoas teriam saída para a direita, em direção à Lagoa. Nosso objetivo é atender o condômino trazendo uma atividade náutica, o colocando em contato com a natureza. A área, que todos vocês já conhecem, na altura do Rosa Maior, seria adotada pela DÉCATHLON que tem interesse em patrocinar toda a revitalização e trazer a escolinha. Nossa ideia é criar um espaço para que as pessoas possam sentar, apreciar a natureza, trazer as crianças e curtir em família”, explicou Claudiomar.
Ontem, juntamente com o Claudio e o subprefeito da Barra, Raphael Lima, o presidente da associação teve uma reunião presencial com o Eduardo Cavalieri, Secretário Municipal do Meio Ambiente para cobrar pedidos antigos e apresentar a ideia da DECATHLON. “Foi a oportunidade de reforçar pedidos antigos e apresentar o projeto. “ A ideia, na minha opinião é ótima. Será, com aprovação dos moradores e da Secretaria de Meio Ambiente, a chance perfeita para a manutenção de parte do espaço, criação de uma ‘área de lazer’”.
O projeto foi muito bem aceito pela secretaria de Meio Ambiente e tem total aval dela para prosseguir.
Nos próximos dias, um panfleto com detalhes do projeto será colocado no quadro de avisos dos condomínios.
“O Canal de Marapendi sempre foi uma prioridade da AMARosas, entendendo que devemos preservar este espaço fantástico de nossa região”, destacou Cleo.