As Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Saneamento Ambiental, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), realizaram audiência pública para avaliar a situação do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá.
Participaram da audiência os deputados das comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Saneamento Ambiental da ALERJ, Lucinha Helena de Amaral Pinto (Presidente da COSAN- ALERJ) e Deputado Gustavo Schmidt (Presidente da CDMA- ALERJ), além do Ministério Público Estadual, o INEA, a RIO-ÁGUAS e a CONCESSIONÁRIA IGUÁ RIO.
O encontro aconteceu no dia quatro de maio na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. O governo do estado, com recursos orçamentários do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM), e tendo como executora a CEDAE, implantou o Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, com obras que começaram no ano de 2001. O programa visou a implantação de sistemas completos de esgotamento sanitário nessas três regiões.
Nossa diretoria marcou presença na audiência pública. Estiveram presentes o nosso presidente Cleo Pagliosa, nossos diretores Odilon Andrade, Ilda Viana e Nelson Seixas. “Foi uma das melhores reuniões em que eu já participei da Câmara Comunitária da Barra, tomara que agora a IGUÁ tome vergonha na cara e cumpra com as suas obrigações e acelere o cronograma, pois não podemos compactuar com esgoto sendo lançados nas nossas lagoas diariamente. Vamos continuar lutando pelos nossos direitos como cidadãos”.
A audiência tem como objetivo verificar as metas atingidas, obras realizadas, o cronograma de planejamento, e as responsabilidades da concessionária a partir de fevereiro deste ano. “Decidimos solicitar mais essa Audiência Pública depois de verificarmos a situação do Sistema Lagunar de Jacarepaguá, que vem sofrendo com a falta de responsabilidade do Poder Público e da atual concessionária, que não demonstra capacidade para gerir os inúmeros problemas que precisam de solução”, afirmou o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Gustavo Schmidt (Avante).