As ruas da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, registraram o mais baixo número de roubos desde 2013: houve diminuição de 29,7% nos índices dessa modalidade criminosa nos meses de janeiro e fevereiro desse ano. A queda é maior do que a apresentada, no mesmo período, na capital, na Região Metropolitana e no estado, com diminuição de 22,5%, 25,5% e 25,5%, respectivamente. Em números absolutos, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), enquanto, em 2014, foram 357 ocorrências no bairro, em 2022, foram 248.
Para Júlio César Veras Vieira, comandante do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), que também é responsável pelo policiamento no bairro vizinho, a análise diária da mancha criminal, com foco em cada uma das ocorrências de maneira individual e pormenorizada, também contribui para resultados positivos:
— Temos a maior extensão territorial e litorânea da cidade. Além da interação com outros órgãos do estado e do município, trabalhamos de maneira integrada também com os comandos das áreas do entorno…
Fonte: Jornal O Globo