“Juntos, construímos um Parque das Rosas ainda melhor!”
Search

Horta do Rosa Viva

 

Plantações abertas a quem quiser cultivar ou colher são redutos de boas histórias

Aos 80 anos, Georgette Gaze Vianna, ajuda a dar vida a uma delas. Moradora do Parque das Rosas há 16 anos, ela conta que ama plantas, terra. Questionada pela administração do prédio em que mora, o Rosa Viva, sobre criar uma horta no condomínio, ela não pensou duas vezes e botou a mão na massa. Temos, por enquanto, poucas espécies, como manjericão couve, mamão, bertalha, hortelã, coentro. O objetivo de nosso síndico é, em breve, ampliarmos o espaço e mais variedades de espécies.  Queremos que as crianças aprendam e apreciem esta atividade”.

Durante a pandemia, ela conta que não teve como cuidar muito bem do espaço, mas que com ajuda da administração, do jardineiro, e da amiga e vizinha, Adneia, ela está tentando melhorar o lugar. “A nossa horta é caseira, sem grandes pretensões, sem técnicas, mas feita com muito amor e carinho para a comunidade ROSA VIVA”.

Adineia Barcellos Toffano mora há 29 anos no Parque das Rosas e relata que é um prazer ajudar com a horta do condomínio. “Sempre gostei muito de plantas, flores, enfim, sou muito ligada à natureza. Desde sempre cultivo alguma hortaliça na minha varanda. Está no sangue, nas minhas origens, a horta é uma paixão. Cuidar, acompanhar o desenvolvimento das espécies e colher é algo indescritível, é VIVER!!!!”.

Alexandre Toffano faz parte da gestão do Rosa Viva e hoje atua como subsíndico. Rodrigo Jabour. “A ideia de criar esse espaço surgiu nesse período da gestão do Rodrigo. A participação dos moradores é essencial, tendo em vista que este era um anseio deles, ter uma horta no condomínio. Vários condôminos participam colocando a mão na massa. O nosso espaço é simples. Hoje é baseado nos temperos e temos algumas frutas. Assim que terminarmos a obra da fachada vamos ampliar. Vemos essa participação com muito bons olhos e incentivamos para que mais pessoas participem”.

Para o presidente da AMARosas, ver esses movimentos nos condomínios só contribui para uma sociedade civil organizada. É lindo ver a união de pessoas em cuidarem de um espaço comum. Se quisermos mudar o mundo e soubermos como fazer, acredite em você, chame amigos e faça. A hora é agora! O Rosa Viva está dando o exemplo”, destacou.

CADASTRE SEU EMAIL E FIQUE POR DENTRO DO PORTAL

[forminator_form id="18924"]