“Juntos, construímos um Parque das Rosas ainda melhor!”
Search

Por que jogar lixo no canal e as margens dele?

É dever de todo o cidadão manter o espaço público limpo

Uma quarta-feira qualquer, uma hora de caminhada e o registro da falta de compromisso do cidadão. Tanto no aspecto legal quanto ambiental. O lixo é um problema de muitos lugares, mas aqui beira ao absurdo, já que existem lixeiras ao longo do canal. E mais um detalhe, lixeiras que são muito bem cuidadas pela Comlurb.


Moradores vem denunciando a quantidade de lixo a beira do canal. Papel, plásticos, quentinhas, latas, tudo espalhado. As imagens foram feitas na manhã de hoje no Pier 02.
Manter a limpeza do local sem a colaboração do cidadão, seja ele morador, visitantes ou transeuntes fica muito mais difícil. Tratado várias vezes pela associação, a higiene, é um tema que sempre volta a pauta. É dever de todos cuidar do espaço comum e não só dos órgãos públicos.


Enquanto alguns largam o lixo em qualquer lugar, muitos fazem o correto: e descartam os resíduos adequadamente e fazem muitas vezes uso do Ecoponto para o mesmo. Atitudes conscientes, apesar de ser a obrigação de todos. Siga o exemplo!

O que é um Ecoponto?
Antes de mais nada, vale lembrar que ele não é uma lixeira! O projeto dos ecopontos é do SOS LAGOAS e surgiu com intuito de facilitar o descarte correto de alguns resíduos. Nestes pontos podem ser descartados: óleo usado, lixo eletrônico e plástico pead2. “É importante que os materiais estejam secos e limpos, pois estando sujos atraem bichos. Plásticos pead2, por exemplo, são embalagens de shampoo, produtos de limpeza. Na dúvida, se o material é ou não um plástico pead2, basta olhar o fundo da embalagem, caso a mesma tenha um 2 no meio do triangulozinho, este é um plástico pead2; O lixo eletrônico é qualquer coisa que tenha bateria ou circuito. Entre eles liquidificador, carrinho de controle remoto, vitrola antiga, radio, entre outros. Caso esse lixo eletrônico seja de porte grande mande um e-mail para SOS Lagoas: ecoponto@soslagoas.com.br que eles agendarão a retirada; por fim, nos ecopontos também pode ser descartados óleo de cozinha, que deve ser feito da seguinte maneira: assim que terminar de fazer suas frituras, deixe ele esfriar na panela, assim que ele esfriar pegue um funilzinho e despeje o óleo que você usou em uma garrafa pet, tampe bem a garrafa, limpe bem para não ficar nenhum resquício de óleo pelo lado de fora. só descarte no coletor quando ela estiver cheia. Não utilize garrafas de vidro para a coletagem do óleo, pois elas quebram facilmente.


Descarte corretamente e consuma de maneira consciente, sempre buscando embalagens que sejam possíveis de serem recicladas.

CADASTRE SEU EMAIL E FIQUE POR DENTRO DO PORTAL

[forminator_form id="18924"]