Recuperação do calçadão será feita ao longo de cinco quilômetros. Decks da Praia da Reserva também serão reestruturados
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, nesta sexta-feira (22/07), o cronograma das obras de recuperação do calçadão da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A revitalização, que será feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, vai se estender por trechos ao longo de cinco quilômetros da orla, entre os postos 3 e 8. Os investimentos da Prefeitura para promover melhorias na urbanização serão de R$ 10,6 milhões. O anúncio foi feito na véspera das comemorações dos 41 anos do bairro, que serão celebrados no sábado (23/07).
“Nestes 41 anos oficiais que hoje comemoramos, o prefeito Eduardo Paes e o Subprefeito Raphael Lima, nos presentearam com o anúncio do início das obras da recuperação da orla, e a troca do piso da calha do BRT, da Transoeste, permitindo no futuro a implementação do VLT, que vai ligar o Jardim Oceânico até a Grota funda. Além disso, o prefeito mostrou sua preocupação com a dragagem das lagoas, permitindo assim o tão esperado transporte lagunar. Muitas novidades ainda vão chegar, e a nós cabe pontuar as demandas e lutar para que sejam atendidas”, ressaltou o presidente da AMARosas, Cleo Pagliosa, que compareceu ao evento.
– São trechos que foram mais afetados pelas ressacas dos últimos anos, desde o fim de 2019. Vamos revitalizar quiosques e recuperar a calçada danificada. Também será restabelecida a vegetação de restinga dessa parte da orla. É uma obra com prazo de seis meses, devemos entregar tudo pronto no próximo verão – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Entre os serviços previstos para a orla da Barra da Tijuca estão a construção de colchões em concreto, abertura e preenchimento das mantas geotêxteis, que ajudam na recuperação e estabilização do local, além de restabelecimento da cobertura de areia. Também serão feitas a implantação de biomanta com vegetação de restinga e a reestruturação de passeios e pavimentos danificados.
– Conseguimos tirar do papel essa obra tão esperada pela população, principalmente para quem costuma frequentar a praia da Barra da Tijuca. É um projeto que, além de proporcionar melhorias na urbanização, vai trazer mais segurança para todos – contou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.
Bastante frequentada por cariocas e turistas, a Praia da Barra da Tijuca é uma das regiões que mais sofreram com o fenômeno das fortes ressacas no litoral do Rio nos últimos anos. Com o aumento da maré, a faixa de areia da praia — principal proteção do calçadão contra o avanço do mar — diminuiu, causando danos à urbanização e ao paisagismo da orla. Para garantir a segurança dos banhistas e promover a estabilização do local, a Secretaria de Infraestrutura desenvolveu o projeto de restauração e reforço da área danificada.
– Essa obra é mais do que um presente para a Barra, é um compromisso da Prefeitura de zelar pela cidade. Precisamos recuperar a orla, o calçadão que foi danificado pelas ressacas. Temos ainda uma área da Praia da Reserva com decks e muretas destruídos. Vamos revitalizar tudo isso e entregar para a população uma orla nova – disse o subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima.