Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) do Rio de Janeiro começou no 26 de outubro de 2019, o trabalho para a revitalização das margens do Canal de Marapendi.
Meses de trabalho de limpeza, com remoção da vegetação exótica invasora. Serão plantadas, num trecho de 10 quilômetros nas duas margens do Canal, mudas de espécies da Mata Atlântica como, Ingá Marginata, Camboatá, Pitanga, e Quixabeira, entre outras, com o objetivo de recuperar e manter a biodiversidade local. Parte delas foram plantadas no dia da árvore, 21/09/2020.
O objetivo é fazer com que ao longo do tempo nós tenhamos uma área totalmente regenerada com espécies nativas, sem envolver recursos públicos. Esse trabalho é custeado por medida compensatória“, explicou o engenheiro florestal Marcelo de Carvalho Silva, responsável pelo projeto que participou do plantio das mudas.
Na última terça-feira (10 de novembro), o Presidente da AMARosas esteve com Cristiana Queiroga, do SOS Lagoas. O presidente afirmou que parte da população ainda têm muitas dúvidas sobre o projeto. “Nos cabe informar que as espécies que estão sendo substituídas (leucenas), são agressivas e inibem o crescimento das espécies nativas. Aqui não está acontecendo uma devastação e sim uma revitalização”, ressaltou Cleo.
No vídeo abaixo Cristiana fala da veracidade do projeto.
Inauguração Ecoponto
Na manhã desta sexta-feira 13/11/2020 Cristiana, Cleo Pagliosa (Presidente da AMARosas), Ilda Vianna (Diretora da AMARosas e da Câmara Comunitária), Odilon Andrade (Morador do Rosa Maior, fundador da AMARosas e Diretor da Câmara Comunitária da Barra) e moradores do Parque das Rosas participaram da instalação do Ecoponto. “Nossa meta é facilitar para ampliar a reciclagem.
O ecoponto do Parque das Rosas, assim como o instalado no Barramares, e fica no Av. Pref. Dulcídio Cardoso, 2920, em frente ao condomínio Rosa do Sol. Nele coletamos óleo de cozinha usado, que é destinado para Green Oil Brasil (@greenoilbrasil2020) , que o transforma em biodisel; lixo eletrônico para e ambiental (eambiental1) e plástico PEAD para a Colurmb (@comlurb), para virar mobiliário urbano. Um projeto que saiu do papel graças a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e estes parceiros acima).