“Juntos, construímos um Parque das Rosas ainda melhor!”
Search

Segurança no Parque das Rosas é pauta de reunião promovida pela AMARosas

A AMA Rosas promoveu nesta terça, dia 15, uma reunião de segurança com as autoridades e os moradores do Parque das Rosas.

O encontro aconteceu no auditório da Câmara Comunitária da Barra e começou com um café da manhã caprichado. A mesa contou com a presença do Subprefeito da Barra, Raphael Lima, com o Comandante do 31º BPM, Flavio dos Santos, com o Delegado da 16ª DP, Dr. Ângelo José Lages Machado, o responsável pela Barra Presente na região, Capitão Marco Avellar, e a administradora regional da Barra da Tijuca, Marize, além do Presidente da AMARosas, Cleo.

Após apresentação junto aos moradores presentes, foi debatido o impacto do Barra Presente, os atuais índices da região e as próximas áreas de atuação dos órgãos públicos.

O Subprefeito Raphael falou sobre as iniciativas de poda e iluminação nas vias principais para melhorar a visibilidade no entorno. O Comandante Flávio acrescentou que os índices de ocorrências estão baixos, citando que os roubos de veículos na região da Barra em julho foram os menores para esse mês desde que se faz a contagem mensal. O Delegado dr. Ângelo falou sobre os altos números de atendimento da delegacia, que abrange grande área, mas ressaltou a importância de se registrar qualquer ocorrência, hoje tendo a facilidade do registro online. Tanto a 16ªDP quanto o 31ºBatalhao lidam com baixos efetivos, mas, em breve, segundo o delegado e o comandante, ambos terão aumento de efetivo. Além disso, vale destacar o difícil manejo de registros de ocorrência. A média é de 70 registros de ocorrência por dia com um efetivo que ao longo dos últimos anos foi reduzido de 120 para 50 policias na DP. Da mesma forma, o subprefeito ressaltou a atualização dos orçamentos das obras de expansão viária que podem contribuir para desafogar o trânsito reduzindo as retenções que muito contribuem para as abordagens de assaltantes nos sinais.

Todos se colocaram a disposição e ouviram todas as perguntas e sugestões dos moradores presentes. Foram levantadas perguntas sobre a melhoria da atuação da Ordem Pública e do asfalto no Parque das Rosas, aumento do efetivo na região, e as autoridades explicaram cada ponto. Também houve elogio para a atuação do Barra Presente, e perguntas sobre engarrafamentos na região.

As obras de asfalto e melhoria de vias estão no processo de levantamento de custos, segundo o Subprefeito, e algumas tendem a começar em breve. Sobre o efetivo, existe a expectativa de entrada de mais 2000 policiais que serão distribuídos por todo o Rio. Também foi debatido sobre a necessidade de registrar assaltos ou outras ocorrências, pois somente falar para os vizinhos não colabora na busca da segurança. Sobre o ordenamento, especialmente nos sinais, existe a abordagem dos órgãos, mas hoje há dificuldade quando se tratam de pessoas menores de idade, pois não podem ser presas.

Após a conversa, o Subprefeito Raphael comentou sobre a importância da integração dos órgãos e da participação de todos:

  • É fundamental ter essa integração dos órgãos públicos e estaduais, pois o mais importante é prestar um serviço de qualidade, inclusive é orientação do Prefeito. Quando fazemos uma poda, melhoramos iluminação, contribuímos com a segurança pública. A participação da sociedade civil é super importante pois ouvimos a demanda e temos acesso à informações que podem passar durante o dia a dia.

O Comandante Flavio, do 31º Batalhão, gostou da participação e integração:

  • Essa reunião foi de extrema importância, são momentos onde verificamos se o trabalho está sendo reconhecida. Foi proveitoso estar junto com todos os órgãos públicos, pois ajustamos alguns pontos. Nossa intenção é trazer cada vez mais a sensação de segurança e reduzir os índices dessa localidade.

O Delegado Ângelo Lages, da 16ªDP, reforçou que esses momentos de reunião e troca de ideias são fundamentais:

  • Estamos aqui para estreitar os laços com a população e receber as demandas e tentar fazer o melhor, tanto no policiamento ostensivo quanto no preventivo. Adorei ser convidado e a participação dos moradores, com perguntas interessantes e pertinentes. É muito importante também que eles conheçam as pessoas que trabalham para a segurança local, a Polícia Civil, Polícia Militar, Prefeitura.

O Capitão Avellar, responsável da Barra Presente, comentou sobre os objetivos do projeto:

  • Buscamos sempre dar tranquilidade e paz social, esse é o objetivo do Barra Presente e dos outros órgãos de segurança. Os moradores participaram dessa integração, e eles são os nossos olhos, pois eles tem os olhos mais clínicos porque estão ali a todo momento. As reivindicações dos moradores são as nossas reivindicações, e essa oportunidade ajuda a resolver os problemas locais.

Marize, coordenadora regional da Prefeitura também falou sobre a participação da sociedade civil junto à atuação pública:

  • É gratificante estar com os moradores e lideranças da região, pois hoje conseguimos dar respostas e nos aproximar dos moradores, além de só assim termos êxito no serviço. Ouvimos e anotamos as necessidades e levaremos aos órgãos competentes.

O morador Nelson Seixas, morador do Rosa da Praia e diretor-financeiro da AMARosas, comentou sobre sua participação:

  • É uma reunião muito bem-vinda, pois trocamos ideias, passamos as demandas. Essas pessoas da mesa estão sempre presentes e ajudando, buscando soluções para os nossos problemas. Eu ressaltei e elogiei a questão social do Barra Presente, que olha com carinho para os idosos, gestantes, cadeirantes, e especialmente para nossos jovens, trazendo cidadania, e um aprendizado fundamental.

Morador Renato Silva, síndico do California Parque e vice-presidente da AMARosas disse o que achou da reunião:

  • As perguntas foram bem colocadas e as explanações completas, apesar da pouca audiência. Acho importante agora a divulgação pelos presentes aos seus vizinhos e condôminos, e também no site da AMA Rosas.

O morador Odilon de Andrade, do Rosas Maior, comentou sua percepção sobre a manhã:

  • Recebi o convite e não pude deixar de vir. Apresentamos nossas demandas e perguntas, que foram muito bem recebidas e respondidas. Agora está dado o recado e vamos aguardar as soluções que serão apresentadas. A reunião foi boa, mas a população do Parque das Rosas deveria estar mais presente, o morador deixou a desejar. Disse aos presentes que a segurança na região deve estar ótima porque poucos moradores vieram. Precisamos sempre participar, prestigiar aqueles que nos representam.

CADASTRE SEU EMAIL E FIQUE POR DENTRO DO PORTAL

[forminator_form id="18924"]