“Juntos, construímos um Parque das Rosas ainda melhor!”
Search

Universitários da PUC criam aplicativo que será usado, em breve, pelo programa segurança presente

A ferramenta dará agilidade a operação 

Em reunião na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, na tarde dessa terça-feira, o Major Jean Dantas, comandante do Barra Presente deu a notícia às associações de condomínios da Barra. “O aplicativo nada mais é do que um trabalho acadêmicos, de universitários da PUC. Técnicos da Secretaria de governo gostaram da ideia e avaliaram o aplicativo. A Barra foi a escolhida para a implantação da nova ferramenta, que será depois da apresentação acadêmica”.

Essa não foi a única notícia trazida durante a reunião. O vereador, Carlo Caiado, que lutou pela implementação do programa Segurança Presente, anunciou o início das obras da base do Barra Presente, na Praça do Ó. “A obra só não tinha iniciado ainda por conta da pandemia. A base e o aplicativo só virão acrescentar a um trabalho, que já tem sido excelente. Eles agilizarão a operacionalidade do programa e o desenvolvimento do trabalho”.

Questionado pelo vice-presidente da AMARosas, Nelson Seixas, sobre a continuação do Barra Presente em 2021, o vereador, esclareceu que a princípio a ALERJ continuará subsidiando os recursos do programa.

Operação Barra Presente

Ao todo são 7 meses de operacionalidade do Barra Presente e os resultados tem impressionado. “Foi formado um verdadeiro cinturão na Zona Oeste. Inauguramos primeiro o Barra Presente, em novembro de 2019, em seguida o Recreio Presente em dezembro do mesmo ano e, em fevereiro de 2020, foi a vez de Jacarepaguá ganhar uma base do programa. O trabalho do Segurança Presente tem sido fundamental na interação de forma permanente com todos os órgãos”, disse o vereador Carlo Caiado.

O comandante do Segurança Presente, Major Jean e o coordenador do programa, o Capitão Castelo

60 agentes vem trabalhando para manter a ordem no bairro. Em 7 meses foram 47.656 abordagens, 781 atendimentos sociais, 419 detidos e 154 mandados de prisão cumpridos. “Em média realizamos de 250 a 300 abordagens por dia. Estamos trabalhando com afinco para termos um bairro mais seguro, mas nada disso seria possível sem a cooperação da sociedade civil, que sempre está disposta a nos ajudar como pode, seja com álcool gel para nossos agentes, como fizeram algumas associações, como a AMARosas por exemplo, seja disponibilizando seus espaços para que nossos agentes possam beber água e ir ao banheiro, seja doando máscaras. Enfim, a Barra é muito unida e isso só contribui para o sucesso do programa”, enalteceu Major Jean.

 

Capitão Castelo; o assessor do deputado Carlo Caiado, Marcos; o deputado Carlo Caiado; o comandante do Barra Presente, Major Jean, o presidente da AMARosas, Cleo Pagliosa e o vice-presidente da AMARosas, Nelson Seixas.

Associações

O Presidente da AMARosas e Diretor da Câmara Comunitária da Barra, Cleo Pagliosa, agradeceu aos agentes pela atuação na área do Parque das Rosas, a presença deles na região e o pronto atendimento quando solicitados. “Temos visto uma Barra bem diferente da que tínhamos há alguns meses. Inicialmente, o programa não atendia a nossa região, mas conforme as nossas solicitações ao coordenador do programa, o capitão Castelo, o Parque das Rosas hoje, é um dos compreendidos no dia a dia dos agentes”.

A Presidente da Associação Bosque Marapendi, Selma Cipriano, opinou sobre o novo aplicativo e atuação do Barra Presente: “qualquer ferramenta, que venha pra somar, é muito bem-vinda, ainda mais um aplicativo, que traz modernidade e agilidade. Nós, como sociedade, apoiamos o programa Segurança Presente e sempre quando podemos ajudamos os agentes no que for necessário”.

A Presidente da Associação Bosque Marapendi, Selma Cipriano

CADASTRE SEU EMAIL E FIQUE POR DENTRO DO PORTAL

[forminator_form id="18924"]