O projeto dos ecopontos é do SOS LAGOAS e surgiu com intuito de facilitar o descarte correto de alguns resíduos .
“Nosso compromisso vai além da reciclagem dos materiais. Por meio de monitoramento constante , relatórios, visitas e conteúdo educativo para este site, visamos mudar os hábitos de consumo e descarte. Queremos espalhar muitos ecopontos por aí e um deles será instalado no Rosas, em breve. Eles foram pensados para ficar ao ar livre, em espaços públicos. Feitos com material 100% reciclável. Por meio de QR CODE os usuários podem ver o resultado das coletas”, destacou Cris Queiroga idealizadora do SOS LAGOAS.
Nestes pontos podem ser descartados: óleo usado, lixo eletrônico e plástico pead2. “É importante que os materiais estejam secos e limpos, pois estando sujos atraem bichos. Plásticos pead2, por exemplo, são embalagens de shampoo, produtos de limpeza. Na dúvida, se o material é ou não um plástico pead2, basta olhar o fundo da embalagem, caso a mesma tenha um 2 no meio do triangulozinho, este é um plástico pead2; O lixo eletrônico é qualquer coisa que tenha bateria ou circuito. Entre eles liquidificador, carrinho de controle remoto, vitrola antiga, radio, entre outros. Caso esse lixo eletrônico seja de porte grande mande um email para SOS Lagoas: ecoponto@soslagoas.com.br que eles agendarão a retirada; por fim, nos ecopontos também pode ser descartados óleo de cozinha, que deve ser feito da seguinte maneira: assim que terminar de fazer suas frituras, deixe ele esfriar na panela, assim que ele esfriar pegue um funilzinho e despeje o óleo que você usou em uma garrafa pet, tampe bem a garrafa, limpe bem para não ficar nenhum resquício de óleo pelo lado de fora. só descarte no coletor quando ela estiver cheia. Não utilize garrafas de vidro para a coletagem do óleo, pois elas quebram facilmente.
Descarte corretamente e consuma de maneira consciente, sempre buscando embalagens que sejam possíveis de serem recicladas
Curiosidades
- Reciclado o PEAD2 pode virar madeira plástica. Os coletados nos ecopontos do SOS LAGOAS vão para o projeto “Mágica da Reciclagem” que cria mobiliário urbano para revitalizar praças da cidade
- O óleo coletado é transformado em biodiesel pela Green Oil Brasil
- O Lixo eletrônico vai para e-ambiental que faz a reciclagem e montagem de laboratórios de informática em comunidades carentes.
Para mais informações acesse: http://www.soslagoas.com.br/ecopontos