No dia 1º de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física. Essa data foi escolhida em homenagem à criação do primeiro curso de Educação Física no Brasil, em 1º de setembro de 1939, no Rio de Janeiro.
Os profissionais de Educação Física são responsáveis por promover a saúde e o bem-estar físico da população, seja por meio da prática de exercícios físicos ou pela orientação e acompanhamento em atividades esportivas. Além disso, atuam na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao sedentarismo.
A importância desse profissional é inegável, principalmente em um momento em que as pessoas estão cada vez mais sedentárias e com hábitos pouco saudáveis. O educador físico é capaz de orientar e motivar seus pacientes a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável.
Nesse contexto, o Professor Fábio Henrique do projeto Viva Melhor, do Segurança Presente, é um exemplo brilhante do impacto positivo que os profissionais de Educação Física têm na sociedade. Com sua dedicação e empenho, ele tem transformado vidas e inspirado pessoas de diferentes idades a cuidar de sua saúde.
Nicélia Neto, do Rosa dos Ventos, com 95 anos de idade, compartilha seu entusiasmo: “Sempre venho e gosto muito. Encontrar com as meninas, e revigorar minha saúde mental. mesmo com problemas no joelho e em dias de chuva não posso faltar. O professor Fábio é como um filho para mim, e nada paga o que ele faz por mim.”
Terezinha Cotias Vasconcellos, com mais de dez anos de experiência no projeto, destaca a convivência e a praticidade: “É uma tranquilidade. Encontramos as pessoas da convivência e praticidade. Sempre gostei de estar em grupo, compartilhamos as dificuldades, alegrias e interagimos.”
Filomena da Conceição Fernandes, moradora há 6 anos do Rosa da Praia, encontra na atividade física um pilar para a saúde: “Para mim, é saúde. Sinto falta nos dias que não tem. Acabo fazendo em casa. O professor é maravilhoso.”
Geisa Alves dos Santos, com 4 anos de participação no projeto, realça a qualidade de vida: “Como o nome diz, é qualidade de vida. É importante. Depois de um ano reclusa por conta da pandemia, estava doida para voltar a se movimentar. A boa vontade do professor é muito importante e nos deixa muito à vontade.”
É claro que o Professor Fábio Henrique não só proporciona atividades físicas, mas também constrói uma verdadeira comunidade. Seu comprometimento em abordar os três pilares – motor, psicológico e social – da educação física é evidente em cada depoimento. Ele compartilha: “O motor muscular, no processo de envelhecimento, previne quedas. A parte social é mais importante. Carinho. Muitas não têm nem em casa.”
No âmbito acadêmico, sua formação em 2017 e bacharelado em 2019, com foco na atenção à terceira idade, destaca seu compromisso com o aprimoramento contínuo. Sua trajetória como ex-fuzileiro naval o conectou ao mundo esportivo, mas sua verdadeira paixão é a promoção da saúde e prevenção.
No espírito de celebração, o projeto Viva Melhor, sob a liderança do Professor Fábio Henrique, se destaca como um exemplo de dedicação à saúde e ao bem-estar da comunidade. Enquanto comemoram o Dia do Profissional de Educação Física, eles também celebram os laços construídos, os sorrisos compartilhados e a transformação positiva que esse compromisso traz para a vida de cada participante. Parabéns a todos os profissionais de Educação Física que, como o Professor Fábio Henrique, estão fazendo a diferença!