“Juntos, construímos um Parque das Rosas ainda melhor!”
Search

Risco de incêndios com as crianças em casa

Rafael Barros Silva da Luz, mas conhecido como bombeiro Rafa deu uma entrevista para a nossa equipe de reportagem e falou um pouco da carreira e dos riscos de incêndio com as crianças em casa. Hoje, no 17º Grupamento de Bombeiros Militar – Copacabana, Rafa tem um canal de Youtube e dá dicas para os pais.
AMARosas: Como foi parar no corpo de bombeiros?
Rafa Luz: O desejo de ser bombeiro surgiu ainda criança, aos seis anos, depois de ver bombeiros atendendo uma ocorrência na minha rua. No ano que fiz o concurso, não houve provas para o Rio de Janeiro. Assim, acabei prestando concurso para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo e passei. Em 2012 abriu concurso para o Rio de Janeiro, eu fiz a prova e retornei para o meu estado de origem.
Acabei me especializando em Combate à incêndio Urbano.  Aproveitei o trabalho que já fazia com crianças em SP e trouxe essa experiência para o meu quartel no Rio de Janeiro, em Copacabana. Daí, o trabalho de prevenção para os pequenos só cresceu.
AMARosas: Quais os principais cuidados que os pais que estão de home devem tomar com as crianças em casa. 
Rafa Luz: O mais importante é ter certeza que tudo aquilo que pode causar um acidente seja corrigido. Entendo que é difícil conciliar o home office com os cuidados com crianças, mas é fundamental que as elas estejam sempre sob os olhos dos pais. As janelas devem permanecer trancadas e locais como o cozinha, por exemplo, devem ser inacessíveis para crianças sem supervisão de um adulto. Têm muitas outras dicas, mas isso é assunto pra outra entrevista.
AMARosas: Em um de seus vídeos você fala do risco de inalar a fumaça de algo que esteja cozinhando. Pode falar para os nossos moradores com detalhes sobre o risco que correm ao fazerem isso?
Rafa Luz:  Ao destampar uma panela no fogo, todo o vapor acumulado vai subir com uma temperatura elevadíssima. Inalar esse vapor pode ocasionar queimaduras das vias aéreas. Por isso, para sentir o odor da comida, destampe a panela, deixe o vapor dispersar, pegue um pouco do alimento e sinta o odor na colher. É muito mais seguro!
AMARosas: Qual a maneira correta e segura de usar as panelas no fogão?
Rafa Luz:  Os cabos das panelas devem sempre estar voltados para a parte de dentro do fogão, evitando que alguém esbarre, derrube e cause um grave acidente. Dê sempre preferência para as bocas mais de trás!
AMARosas: Como o fogo em panelas deve ser apagado?
Rafa Luz:  É muito, muito importante que todos entendam que em HIPÓTESE ALGUMA  deve-se jogar água. Basta desligar o fogo, e colocar a tampa na panela. Caso a tampa não esteja por perto, molhe um pano, tire o excesso de água e coloque por cima da panela. Aguarde que o fogo vai apagar.
AMARosas: Caso o alarme de incêndio toque, quais são os principais procedimentos?
Rafa Luz: Deixar imediatamente a edificação. É importante não retornar para buscar nada. Ao retornar para buscar um objeto, pode ser que ao sair, a fumaça e até as chamas já tenham se intensificado de tal maneira que você não consiga mais abandonar o prédio. Lembre-se sempre de utilizar as escadas e nunca o elevador.  Uma dica? Deixe sempre a chave de casa na porta. Já imaginou ter que abandonar a casa de maneira rápida e ainda ter que procurar a chave? Seria bem ruim!
AMARosas: Quais as principais causas de incêndio em condomínios?
Rafa Luz: Segundo a NFPA (National Fire Protection Association) as três principais causas de incêndio são: eletricidade, chama exposta (vela, fósforo, cigarro…) e centelhas ou faíscas.
AMARosas: Como se prevenir?
Rafa Luz: A parte elétrica da sua casa precisa ter sido bem instalada, com os equipamentos corretos e bem dimensionados. É importante que sua instalação elétrica passe sempre por inspeção de um profissional especializado e registrado. Faça manutenção sempre que necessário e jamais sobrecarregue tomadas. 
Caso precise acender uma vela, jamais o faça perto de cortinas, cobertores e toalhas. Cuidado também para que ela não tenha contato com panos de mesa. Coloque a vela em cima de um prato e a mantenha sempre distante de materiais que possam pegar fogo. 
AMARosas: Como surgiu a ideia do Canal?
Rafa Luz:  Participei de uma ocorrência muito triste em São Paulo, onde uma criança de 8 anos perdeu a vida após se esconder no armário durante um incêndio. Decidi que me dedicaria a ensinar crianças sobre como agir em casos de emergência. E assim surgiu o Pelotão do Bombeiro Rafa.
AMARosas: Por que trabalhar com as crianças?
Rafa Luz: São o público mais vulnerável diante de uma emergência. Mas também são muito espertas e sagazes. Recebendo a informação de maneira correta e dentro do universo delas, podemos salvar muitas vidas.
AMARosas: Deixe uma mensagem para os moradores do Parque das Rosas?
Rafa Luz: Se inscrevam no meu canal do youtube.com/bombeirorafa e me sigam nas redes sociais! Juntos podemos espalhar essas dicas que podem salvar a sua vida ou a vida de alguém que você ama. Posso contar com vocês? Obrigado pessoal!

CADASTRE SEU EMAIL E FIQUE POR DENTRO DO PORTAL

[forminator_form id="18924"]