“Juntos, construímos um Parque das Rosas ainda melhor!”
Search

Segurança em pauta

Começamos o mês de março entrevistando o Delegado Neilson Nogueira, titular da 16ª. Tendo Ingressado na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em junho de 2003, aos 22 anos, ocupou o cargo de inspetor de polícia, permanecendo na Instituição por 07 anos, período em que atuou na 21ª DP – Bonsucesso, 44ª DP – Inhaúma e 37ª DP – Ilha do Governador. Em 2010, após ser aprovado em novo concurso, ocupou o cargo de agente de polícia da Polícia Civil do Distrito Federal, onde permaneceu por cerca de 3,5 anos. Em seguida, Neilson retornou à Polícia Civil do Rio de Janeiro em dezembro de 2013, após ser aprovado no concurso para o cargo de delegado de polícia. Como delegado de polícia, atuou na Delegacia de Homicídios da Capital, foi titular da 13ª DP – Copacabana, 40ª DP – Honório Gurgel, 29ª DP – Madureira, 42ª DP – Recreio dos Bandeirantes e há quatro meses assumiu a titularidade da 16ª DP – Barra da Tijuca.


AMARosas: Como foi enfrentar a missão de assumir a 16ª DP?
Delegado Neilson Nogueira: A Delegacia da Barra Tijuca é um grande desafio na minha carreira, pois se trata da segunda delegacia da Capital com maior número de ocorrências e abrange uma área muito sensível e que cresce muito. Prezamos pelo bom atendimento ao cidadão e estamos focados nas soluções dos casos que ocorrem na nossa área circunscricional, principalmente as fraudes e crimes de roubos e furtos. Os crimes de violência doméstica contra a mulher também é uma prioridade, apesar de não haver muitas ocorrências, quando comparamos com outros bairros da cidade. Para alcançar nossos objetivos, temos apostado bastante na investigação criminal e no trabalho de integração com todos os órgãos que atuam na segurança pública, de forma direta ou indireta. A interlocução com esses órgãos é excelente e tem dado bons resultados.

AMARosas: Pode fazer pra agente um balanço do carnaval 2024
Delegado Neilson Nogueira: O carnaval 2024 foi muito positivo no âmbito da segurança pública, tendo em vista que houve uma redução de cerca de 20 % nas ocorrências de roubos e furtos em toda a cidade. Essa redução também foi notada na região da Barra da Tijuca, que teve o policiamento reforçado. Esperamos reduzir cada vez mais esses índices para que o carnaval e os demais eventos transcorram da melhor maneira possível.

AMARosas: Qual a importância da sociedade civil organizada e da participação das associações comerciais e de condomínios?
Delegado Neilson Nogueira: As associações e a sociedade civil de modo geral tem sido grandes parceiras da segurança pública, trazendo as demandas mais sensíveis dos cidadãos e apoiando as ações policiais. É notável o apoio que a população da Barra da Tijuca dispensa aos policiais e serve de combustível para entregarmos o nosso melhor sempre.

AMARosas: Como se dá a atuação em parceria com o Batalhão e com o Barra Presente?
Delegado Neilson Nogueira: A relação com o 31ª BPM e com o Barra Presente é de muita parceria e integração, havendo conversas constantes sobre os fatos que ocorrem na nossa área de atuação e ajuda mútua no combate à criminalidade. Recentemente, realizamos a Operação Vigilância Integrada, que consistiu na realização de rondas com viaturas da 16ª DP e do 31º BPM na orla da praia da Barra da Tijuca e em ruas do Jardim Oceânico, tendo sido percebida uma redução de ocorrências de roubos e furtos no período da referida operação. Outras ações integradas entre a Polícia Civil e a Polícia Militar estão em andamento e trarão bons resultados para a segurança pública do bairro.

AMARosas: Qual a importância de realizar o Boletim de ocorrência?
Delegado Neilson Nogueira: É de fundamental importância que os cidadãos realizem o registro das ocorrências, sejam presencialmente na delegacia ou na delegacia virtual, pois o registro de ocorrência funciona como a formal comunicação do fato criminoso ocorrido, servindo para o início da investigação criminal e também para estabelecer a mancha criminal, que norteia a policiamento preventivo. É através dos registros de ocorrências que a Polícia Militar toma conhecimento dos locais de maior incidência de roubos, por exemplo, e planeja o policiamento ostensivo.

CADASTRE SEU EMAIL E FIQUE POR DENTRO DO PORTAL

[forminator_form id="18924"]